Um dia (a pedalar) em Moledo, Caminha – Mapa de Papel
Europa Portugal

Um dia (a pedalar) em Moledo, Caminha

No rescaldo do meu aniversário, tirámos o dia de férias para uma “escapadinha” até ao Alto Minho de que tanto gostamos. O plano passou por ir até Moledo, alugar duas bicicletas e explorar a área circundante, um pouco também para “escapar” deste contexto de pandemia e confinamento em que estamos inseridos. Um dia a pedalar em Moledo, parecia a receita certa para um dia diferente e relaxado.

Saímos de Braga a meio da manhã já com o plano bem definido, e tendo em conta que um passeio de bicicleta pede sempre um almoço em jeito de piquenique, programámos uma paragem para abastecer (neste caso não o carro, mas sim as mochilas com o farnel!)

 

Bicicletas – Onde alugar

Aconselhados por amigos, fomos directos à Butterfly Spirit em Moledo.

Eles têm vários tipos de bicicleta disponíveis, pelo que rapidamente escolhemos as nossas (bicicletas regulares – 4h por 12€ cada bicicleta).

Uma nota para a pessoa que nos atendeu que foi de uma simpatia e disponibilidade extremas. Uma experiência a repetir, sem dúvida!

 

O percurso

Moledo a Vila Praia de Âncora

Descemos da Butterfly Spirit até à praia de Moledo, que foi o nosso ponto de partida.

Seguindo para sul, uma ciclovia paralela ao mar leva-nos quase até Vila Praia de Âncora, mais propriamente até à Capela de Santo Isidoro, local onde decidimos dar meia volta e regressar pelo mesmo caminho.

As vistas permanentes do mar são ímpares, e valem cada metro percorrido!

Moledo a Caminha

De volta ao ponto de partida, seguimos na direcção contrária com o destino à Praia de Caminha, através da incrível Mata do Camarido.

A Mata do Camarido é um pinhal com vários quilómetros e que liga Moledo à Foz do Minho, onde só se houve o barulho do mar em fundo e a passarada a cantar. Qual floresta encantada qual quê!

Foi a nossa parte preferida do percurso, porque além de ser um local lindíssimo, não havia quase mais ninguém além de nós. Não é todos os dias que temos um paraíso destes quase só para nós, certo?!

 

Regresso e pôr do sol em Cerveira

O relógio marcava as 5 horas da tarde quando regressámos a Moledo, mesmo a tempo de devolver as nossas bicicletas dentro do horário estipulado. Entrámos no carro em direcção à vizinha Vila Nova de Cerveira, para um “bónus” de final de dia: o melhor pôr-do-sol minhoto (segundo a minha pessoa).

Assim terminava um dia incrivelmente bem passado (e aqui tão perto).

Até à próxima!

Deixa um comentário