Berlim, de passagem pela capital alemã – Mapa de Papel
Alemanha Berlim Europa

Berlim, de passagem pela capital alemã

catedral berlim

Foi a terceira vez que visitámos Berlim, sempre aproveitando escalas, regressando de outros lugares. Desta vez não foi diferente! Voltando de uns dias na Eslovénia, tínhamos cerca de 5 horas para (re)visitar a cidade, antes de regressar a Portugal.

Nas duas visitas anteriores tínhamos sido recebidos por mau tempo, decerto também por isso, nunca ficámos demasiado impressionados com a cidade. Desta vez, chegámos num dia de céu azul e sol abundante, pelo que pudemos, finalmente, conhecer a cidade sem guarda-chuva.

Berlim é a capital e maior cidade da Alemanha, com cerca de 3,5 milhões de habitantes na sua área urbana. Está localizada no nordeste da Alemanha, inserida na extensa planície que caracteriza aquela zona da Europa. É também uma cidade com uma enorme componente histórica, recheada de museus e cultura. 

 

Como chegámos

Aterrámos no aeroporto Berlim-Schonefeld, o aeroporto para onde voam a maioria das companhias low-cost. Desde Schonefeld é muito simples chegar de comboio ao centro de Berlim, uma vez que a estação está a poucos minutos a pé do terminal do aeroporto. É ideal para quem pretende chegar rapidamente à cidade!

Existem várias linhas directas até à estação central de Berlim (Berlin Hauptbahnhof ou Berlin Hbf), sendo as melhores opções o RE7 e RB14. Estes dois comboios são os mais rápidos, demorando cerca de 30 minutos até ao destino. Em alternativa existe o S9 (também directo), no entanto demora cerca de 50 minutos a fazer o mesmo trajecto. Consulta horários e preços aqui.

Embora seja possível sair noutros pontos de Berlim, a estação central é o melhor ponto de partida para uma visita à cidade. Importa igualmente referir, que se trata da maior estação ferroviária da Europa, portanto vale a pena visitar.

Dentro da estação tem vários pontos de cacifos para guardar bagagens, o que é bastante conveniente para quem está só de passagem. Caso uses estes cacifos, fixa bem em qual dos pisos deixas a tua mala, uma vez que não vais querer subir e descer escadas até a encontrares. Acredita, é muito fácil perderes-te nesta “luta”!

Fachada da Estação Central de Berlim

 

O que vimos

Parlamento Alemão

O edifício do parlamento alemão (Reichstag), é um dos mais históricos da cidade, situado na linha que marca o Muro de Berlim. Foi construído em 1894, tendo sido escolhido para sede do parlamento alemão, imediatamente após a reunificação da Alemanha em 1990. A sua enorme cúpula de vidro, construída em 1933 após um incêndio que obrigou à demolição da cúpula original, é uma das imagens de marca da cidade.

É possível visitar o interior do edifício (consulta horários e preços aqui.)

Parlamento alemão reichstag edificio

Portão de Brandemburgo

O Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor), talvez o monumento mais famoso de Berlim, era um dos muitos portões da cidade. Foi o símbolo de uma cidade outrora dividida, sendo hoje em dia um monumento em honra da paz e união. É um local muito movimentado e procurado pelos turistas, pelo que é bem difícil (impossível), fotografar sem que 30 pessoas se “auto-incluam” na tua foto!

Existe um museu do Portão que podemos visitar (consulta horários e preços aqui.)

Após o Portão, seguimos pela Praça Pariser até à Unter Van Linden, a principal avenida de Berlim.

Memorial do Holocausto

O Memorial do Holocausto (Stiftung Denkmal), é um monumento construído em 2005, em memória dos Judeus mortos na Europa. Conta com uma área de 19.000 metros quadrados onde podemos ver 2711 blocos de cimento de diferentes alturas. Basicamente parece um cemitério de cimento..

Pode ser visitado gratuitamente 24 horas por dia.

 

Memorial do Holocausto

 

Parque da Cidade e Coluna da Vitória

O Parque da Cidade (Tiergarten), é o maior e mais antigo parque da cidade de Berlim. Ligeiramente maior que o Hyde Park de Londres, é um local popular entre os berlinenses (e não só). É perfeito para relaxar e praticar todo o tipo de actividades ao ar livre, seja jogging, caminhadas, piqueniques em família, etc.

No coração do Tiergarten está a Coluna da Vitória (Siegessäule), situado na enorme avenida que atravessa o parque. Trata-se de um obelisco construído em 1873 para comemorar as vitórias nas guerras da unificação alemã. Este monumento tem cerca de 67 metros de altura, estando no seu topo a estátua da deusa Vitória, alegadamente a deusa das vitórias militares.

Topografia do Terror

A Topografia do Terror (Topographie des Terrors) é um museu localizado nas antigas instalações da Gestapo durante o Terceiro Reich (a Alemanha Nazi). É um dos locais de maior significado de toda a cidade, de onde entre 1933 e 1945 partiram todas as acções de perseguição e terror do nazismo.

Este local é visitado por mais de 1 milhão de turistas anualmente, sendo que conta com várias exposições permanentes, muitas delas gratuitas. Estão preservadas neste local também, algumas partes do velho muro de Berlim.berlim muro topografia terror

Checkpoint Charlie

O Checkpoint Charlie foi um posto militar de separação entre a Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental no tempo da Guerra Fria. Actualmente é um museu e uma fronteira histórica da Alemanha dividida. O local é uma representação fiel do que existia (a barreira, bandeiras, sacos de areia e soldados). Junto ao posto, existem exposições variadas sobre o Muro de Berlim.

 

Catedral de Berlim

A Catedral de Berlim (Berliner Dom) é um dos monumentos mais relevantes de toda a cidade de Berlim, localizado na Ilha dos Museus. Vista de fora é um edifício lindíssimo (o que não é muito comum em Berlim na verdade). Dependendo dos horários das celebrações, é possível visitar o interior.

Consulta horários e preços aqui.

catedral berlim alemanha

Ilha dos Museus

A Ilha dos Museus (Museumsinsel) é um pedaço da cidade de Berlim rodeado pelas águas do rio Spree, sendo considerada património mundial da UNESCO. Nesta ilha localizam-se alguns dos mais importantes museus da cidade:

  • Museu de Pérgamo (Pergamonmuseum)
  • Museu Antigo (Altes Museum)
  • Museu Novo (Neues Museum)
  • Antiga Galeria Nacional (Alte Nationalgalerie)
  • Museu Bode (Bode-Museum)

Os museus são visitáveis em conjunto ou individualmente. Podes obter mais informações aqui.

Torre da Televisão

A Torre da Televisão (Fernsehturm) é o edifício mais alto da cidade, atingindo os 368 metros de altura. Localizada na Praça Alexander (Alexanderplatz), esta torre não é apenas o edifício mais alto de Berlim, mas também o edifício mais alto da Europa acessível ao público.

Infelizmente não foi possível visitar, uma vez que o nosso tempo escasseava. Além das vistas panorâmicas, existe também um restaurante no topo para os fãs do dinner (or lunch) with a view! Consulta todos os horários e preços aqui.torre da televisão berlim

Regressados à estação central, era hora de apanhar o comboio de volta para o aeroporto. Desta vez, o bom tempo foi aliado na nossa visita a Berlim, pelo que ficámos com uma perspectiva um pouco diferente da cidade. Ainda assim, o estilo arquitectónico berlinense é um pouco confuso, onde o antigo se mistura com o moderno de um forma algo tosca.

De qualquer forma, penso que a componente histórica e cultural são razões mais do que suficientes para visitar a cidade. Quanto a nós, quem sabe numa próxima escala, não é?

Auf wiedersehen Berlin!

 

Deixa um comentário